A Caverna do Diabo possui cerca de 6.340 metros de galerias já topografadas e desnível da ordem de 175 metros. Possui grandes salões ricamente ornamentados, de extrema beleza cênica, com imensas colunas calcíticas e uma infinidade de espeleotemas.
É uma das maiores cavernas do Brasil, e considerada uma das mais bonitas do mundo por suas formações gigantescas.
Estalagmites, estalactites, colunas, torres, velas, helectites, cortinas, travertinos, em formações abundantes de carbonato de cálcio em salões grandiosos e como o de nome Catedral.
- Roteiro tradicional* 1.200m | 1 horas
- Nível de dificuldade baixo
*Roteiro disponível no período noturno mediante agendamento prévio.
- Roteiro Erectus 400m | 1 hora e 30 minutos
- Nível de dificuldade médio
- Roteiro do Rio 2.400m | 3 horas
- Nível de dificuldade médio
Curiosidades da caverna
Curiosidades Caverna do Diabo
Oficialmente descoberta por Richard Krone em 1891, a Caverna do Diabo já foi conhecida pelos moradores dos antigos quilombos da região, que usavam a área fresca logo na entrada da caverna para guardar e preservar a colheita. Freqüentemente, entretanto, encontraram os seus “estoques” remexidos ou espalhados fora da caverna e interpretaram esse resultado das ações dos animais da floresta como o trabalho do diabo. A lenda ganhou força porque os moradores ouviram os sons da água vindo do interior da caverna e acharam que eram vozes de pessoas conversando. Essas pessoas “perdidas” também remetiam ao diabo.
Me falaram que nesta foto aí de baixo, aparece o rosto do diabo. Consegue vê-lo?
Consegue ver a figura esculpida na rocha durante milhões de anos? Foi chamada de Estátua Virgem Maria pela semelhança com uma mulher de véu, com mãos juntas, com em oração.
Previsão do Tempo Roteiros Caverna do Diabo