Sobre o Parque Estadual Caverna do Diabo

O Parque Estadual Caverna do Diabo se situa em meio à Mata Atlântica, no Vale do Ribeira, região sul do estado de São Paulo e abrange os municípios de Barra do Turvo, Cajati, Eldorado e Iporanga. O parque abriga uma das maiores cavernas do estado, a Caverna do Diabo, que possui estruturas de corrimões, passarelas e iluminação que facilitam o acesso dos visitantes. O parque possui uma área de 40.219,66 hectares e faz parte do Mosaico de Jacupiranga juntamente com outras 13 unidades de Conservação.

Caverna do Diabo História

O Parque Estadual Caverna do Diabo, mantido pelo governo do estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. O parque, abrange uma área de 40 mil hectares nesta imensidão verde. São encontradas espécies como a figueira branca, o araçá, o guapuruvu, a jaguatirica, e o bugio, que são alguns dos habitantes dessas matas a receber o turista. O parque dispõe de restaurante e loja de artesanato no centro de visitantes a exposições temáticas. As opções de passeios são variadas: cavernas, cachoeiras, mirantes e muitos pontos para observação de aves e outros animais.

Portal do Parque Caverna do Diabo

Caverna do Diabo Cachoeiras

As comunidades no entorno do parque convidam o visitante a refletir sobre a relação entre o homem e a natureza e as origens da nossa cultura.

A Caverna do Diabo é uma das maiores do estado de São Paulo, cercada por lendas e mistérios a caverna tem salões imponentes e espelho temas que formam figuras impressionantes o acesso à caverna é facilitado por passarelas iluminação artificial.

“É uma obra divina ali pra gente. Eu fico encantado, em êxtase” – diz um dos entrevistado.
“Já da gente entra na caverna a gente sente um arrepio de uma energia boa, alguma coisa que não tem nada a ver com o Diabo que tem com Deus.” – completa outra entrevistada

O passeio ao Parque Caverna do Diabo une diversão a consciência ambiental, é um ótimo programa para toda a família.
Ecoturismo nos parques paulistas bom para a natureza, melhor pra você.

Por que existem intervenções humanas na Caverna do Diabo?

Na época em que a estrutura para visitação da Caverna do Diabo foi construída, a lógica que orientou os investimentos em infraestrutura era baseada na ideia de proporcionar fácil acessibilidade, conforto e segurança para o visitante, atraindo assim, o maior número de turistas possível, sem a preocupação com os impactos ambientais que seriam causados.




Hoje, a visitação é movida pelo princípio do mínimo impacto, em um ambiente natural como aquele, deve ser feita uma quantidade mínima de adaptações ou alterações, mantendo o ambiente o mais natural possível. As escadarias, os corrimões e a iluminação da Caverna permitem uma visitação segura, mesmo para turistas que têm dificuldade de locomoção e que não teriam condições de conhecer outras cavernas de difícil acesso.